sábado, 20 de março de 2010

Novas Tecnologias/Novas Esperanças

Palmiber - Paralesia Cerebral



O Projecto PALMIBER tem como propósito principal a concepção e produção de um número limitado de veículos potenciadores da mobilidade independente, através de actividades lúdicas, a crianças com disfunções neuromotoras graves entre os 3 e os 10 anos de idade.
Desta forma, pretende-se desenvolver (e, posteriormente, oferecer) um número determinado de veículos potenciadores da mobilidade aumentativa com características inéditas, destinados a centros de reabilitação especializados que proporcionem poio a crianças com disfunções neuromotoras graves.

Estes protótipos irão proporcionar experiências lúdicas de mobilidade aumentativa a portadores de incapacidades graves de comunicação e mobilidade com níveis cognitivos diversos.

O PalmIber é a continuação natural do Projecto PALMA (Plataforma de Apoio Lúdico à Mobilidade Aumentativa) do Programa Iberoamericano para a Cooperação e Desenvolvimento CYTED, onde se desenvolveu um protótipo de características inovadoras e que foi testado com assinalável sucesso no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian em Lisboa. Insere-se, também, num Projecto mais alargado do Programa de Cooperação Iberoamericano IBEROEKA, que permitirá a internacionalização destes protótipos em Espanha e restantes países da Região Iberoamericana

1 comentário:

  1. Esperemos que se massifique...
    Bom projecto, quer ao nível do desenvolvimento da autonomia, que desenvolvimento de competências, quer ao nível lúdico.
    Que as universidades continuem a apostar no desenvolvimento de iniciativas que, não tendo, porventura, rentabilidade económica, e por isso não despertem muito interesse às empresas privadas, são tão importantes para gente importante!
    Boa!

    ResponderEliminar