O nascimento dá-se após uma maturação de desejos, vontades, perspectivas, sonhos, realidades, certezas, incertezas, situações e ocasiões… Mas qualquer nascimento, ressurge de um facto novo que traz novidade...que se torna num mistério que se vai conhecendo… que se vai apreendendo… a aprender , a dar resposta a perguntas que muitas vezes só são passíveis de resposta, com a maturidade que a vida nos vai dando... Não com a pressa que queremos, mas com a sabedoria que o tempo nos ensina a ter...
o nascimento deste blogue, surge no âmbito da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação em Contextos de Educação Inclusiva, na Pós Graduação de Ensino Especial.
O nome escolhido para este blogue, tudo tem a ver com o meu caminho percorrido, enquanto docente e discente neste trilho sinuoso que foi e vai sendo traçado pela Educação em Portugal. Profissão, que escolhi e abracei conscientemente, desde o primeiro dia que me propôs a tirar a licenciatura em “ Professores De Ensino Básico – 1º Ciclo”.
Contudo, nem sempre tem sido fácil aceitar e acarinhar esta profissão. Devido aos desafios que nos vão sendo lançados pelo nosso Ministério da Educação, que apenas se preocupa com o produto final "de uma qualquer obra" e com os gastos nela investidos. Sem ter a preocupação da qualidade com que se tece o “fio”, Para que a "obra" possa ser colorida, com qualidade e capaz de responder à heterogeneidade de uma população em tamanho pequenino que passa todos os dias pelas nossas salas de aula.
…SE TEM FUMO DEVE TER GENTE EM CASA...
ESTE FUMO DE QUE FALO…
É O FUMO DE TODAS AS FOGUEIRAS QUE FAZEMOS... “ DE PREOCUPAÇÕES NUMA INCLUSÃO, INCLUSIVA, PELO QUAL TODOS OS DIAS LUTAMOS…
UMA INCLUSÃO NÃO DE DECRETOS, NEM ARTIGOS PARA ARQUIVAR E FUNDAMENTAR QUANDO DELES NECESSITAMOS NO NOSSO TRABALHO … MAS SIM, PELOS QUAIS DEVEMOS SEMPRE LUTAR …
QUE ACIMA DE TUDO OS NOSSOS VALORES HUMANOS, SENTIMENTOS E PREOCUPAÇÕES…SEJAM O PONTO DE PARTIDA, PARA UMA RESPOSTA ADEQUADA E AJUSTADA A TODO O UNIVERSO DE CRIANÇAS PORTADORAS OU NÃO DE DEFECIENCIAS.
QUE SAIBAMOS PROCURAR SEMPRE…
ALIMENTAR O FOGO DO “NOSSO” CORAÇÃO, PARA QUE TODAS AS CRIANÇAS ENCONTREM NELE O CALOR E A COMODIDADE DE UMA CASA ACONCHEGANTE.
O DESAFIO CADA VEZ MAIS, É TER A CAPACIDADE DE MANTER O FUMO NA CHAMINÉ DA MINHA CASA;)
;) Gostei
ResponderEliminarFez-me lembrar a ideia da riqueza da partilha, da entrega e da dádiva.
Quando partilho a minha chama não fico mais pobre por dar ao outro algo de meu, mas fico ainda mais rico, pois fico iluminado pela chama emanada pelo resultado da minha partilha.
Bonito.
Se tem fumo... deve ter gente em casa!
Miguel Maia