Palmiber - Paralesia Cerebral
O Projecto PALMIBER tem como propósito principal a concepção e produção de um número limitado de veículos potenciadores da mobilidade independente, através de actividades lúdicas, a crianças com disfunções neuromotoras graves entre os 3 e os 10 anos de idade.
Desta forma, pretende-se desenvolver (e, posteriormente, oferecer) um número determinado de veículos potenciadores da mobilidade aumentativa com características inéditas, destinados a centros de reabilitação especializados que proporcionem poio a crianças com disfunções neuromotoras graves.
Estes protótipos irão proporcionar experiências lúdicas de mobilidade aumentativa a portadores de incapacidades graves de comunicação e mobilidade com níveis cognitivos diversos.
O PalmIber é a continuação natural do Projecto PALMA (Plataforma de Apoio Lúdico à Mobilidade Aumentativa) do Programa Iberoamericano para a Cooperação e Desenvolvimento CYTED, onde se desenvolveu um protótipo de características inovadoras e que foi testado com assinalável sucesso no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian em Lisboa. Insere-se, também, num Projecto mais alargado do Programa de Cooperação Iberoamericano IBEROEKA, que permitirá a internacionalização destes protótipos em Espanha e restantes países da Região Iberoamericana
sábado, 20 de março de 2010
sábado, 13 de março de 2010
E tudo começou assim...
O nascimento dá-se após uma maturação de desejos, vontades, perspectivas, sonhos, realidades, certezas, incertezas, situações e ocasiões… Mas qualquer nascimento, ressurge de um facto novo que traz novidade...que se torna num mistério que se vai conhecendo… que se vai apreendendo… a aprender , a dar resposta a perguntas que muitas vezes só são passíveis de resposta, com a maturidade que a vida nos vai dando... Não com a pressa que queremos, mas com a sabedoria que o tempo nos ensina a ter...
o nascimento deste blogue, surge no âmbito da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação em Contextos de Educação Inclusiva, na Pós Graduação de Ensino Especial.
O nome escolhido para este blogue, tudo tem a ver com o meu caminho percorrido, enquanto docente e discente neste trilho sinuoso que foi e vai sendo traçado pela Educação em Portugal. Profissão, que escolhi e abracei conscientemente, desde o primeiro dia que me propôs a tirar a licenciatura em “ Professores De Ensino Básico – 1º Ciclo”.
Contudo, nem sempre tem sido fácil aceitar e acarinhar esta profissão. Devido aos desafios que nos vão sendo lançados pelo nosso Ministério da Educação, que apenas se preocupa com o produto final "de uma qualquer obra" e com os gastos nela investidos. Sem ter a preocupação da qualidade com que se tece o “fio”, Para que a "obra" possa ser colorida, com qualidade e capaz de responder à heterogeneidade de uma população em tamanho pequenino que passa todos os dias pelas nossas salas de aula.
…SE TEM FUMO DEVE TER GENTE EM CASA...
ESTE FUMO DE QUE FALO…
É O FUMO DE TODAS AS FOGUEIRAS QUE FAZEMOS... “ DE PREOCUPAÇÕES NUMA INCLUSÃO, INCLUSIVA, PELO QUAL TODOS OS DIAS LUTAMOS…
UMA INCLUSÃO NÃO DE DECRETOS, NEM ARTIGOS PARA ARQUIVAR E FUNDAMENTAR QUANDO DELES NECESSITAMOS NO NOSSO TRABALHO … MAS SIM, PELOS QUAIS DEVEMOS SEMPRE LUTAR …
QUE ACIMA DE TUDO OS NOSSOS VALORES HUMANOS, SENTIMENTOS E PREOCUPAÇÕES…SEJAM O PONTO DE PARTIDA, PARA UMA RESPOSTA ADEQUADA E AJUSTADA A TODO O UNIVERSO DE CRIANÇAS PORTADORAS OU NÃO DE DEFECIENCIAS.
QUE SAIBAMOS PROCURAR SEMPRE…
ALIMENTAR O FOGO DO “NOSSO” CORAÇÃO, PARA QUE TODAS AS CRIANÇAS ENCONTREM NELE O CALOR E A COMODIDADE DE UMA CASA ACONCHEGANTE.
O DESAFIO CADA VEZ MAIS, É TER A CAPACIDADE DE MANTER O FUMO NA CHAMINÉ DA MINHA CASA;)
Subscrever:
Mensagens (Atom)